Trabalho para nota LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO
Nota obtida: 7,8 (sem comentários).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UAB - CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO – 2018.2 – Trabalho para nota
Nome: Thaís Sant Ana Sousa
A capacidade epistêmica, em que o usuário é capaz de construir, manter e explorar uma base de conhecimento organizado; a capacidade lógica, em que o usuário, com o conhecimento acumulado, pode compor outras parcelas de conhecimento por meio de regras de raciocínio lógico (dedutivo e probabilístico); a capacidade perceptual em que o usuário pode perceber seu ambiente e usar essa percepção para compor e interpretar expressões linguísticas e a capacidade social, em que o usuário determina “como” deve dizer, adequando socialmente seu discurso para atingir seus objetivos comunicativos. É importante ressaltar que essas capacidades interagem, continuamente, uma com as outras.
Leia o texto e resolva as questões propostas a seguir.
- Perdoa-me! - gritou o ratinho - Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O Leão ficou tão divertido com esta ideia que levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os caçadores o queriam oferecer vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.
Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
Moral da história: Não devemos subestimar os outros.
Fábula de La Fontaine. Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/fabulas/>
Acesso em: 27/10/2018.
um ratinho pequenino (sujeito) salvou o Rei dos Animais. (predicado)
roeu as cordas [complemento verbal]
Semântica
um ratinho pequenino [agente] salvou o Rei dos Animais [ação]
Roeu [ação] as cordas [paciente]
Pragmática
Um ratinho [tema] pequenino salvou o Rei dos Animais [rema]
roeu as cordas [informação]
5. Classifique os processos em destaque de acordo com o sistema de Transitividade (Halliday).
a) ... apareceu o ratinho. Apareceu [processo material] ratinho [ator]
b) ... abriu a bocarra... [comportamental] bocarra
c) (...) gritou o ratinho (...) gritou [processo verbal, aquele que diz, comunica] ratinho [dizente]
d) o ratinho não é esperto. [relacional, o verbo ser é utilizado para atribuir uma qualidade]
6. Analise o enunciado abaixo do ponto de vista da função textual (Tema, Informação e Coesão).
(...) preparou-se para o engolir.
Preparou-se [informação] para o [coesão - usado para evitar a repetição de uma informação ]engolir [informação].
7. Classifique o conteúdo representacional em destaque, numerando a segunda coluna conforme a primeira.
(1) Propriedade
(2) Indivíduo
(3) Estado-de-coisas
(4) Conteúdo Proposicional
( 3 ) Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava ...
( 3) Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava ...
(1 ) O Leão ficou tão divertido com esta ideia...
( 4 ) - Perdoa-me! - gritou o ratinho - Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei.
( 2 ) E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
8. Classifique os estados-de-coisas das orações abaixo em Ação (A), Estado (E) ou Processo (P).
a) O Leão caiu numa armadilha. ( P )
b) (...) estava um Leão a dormir a sesta. ( E )
c) (...) abriu a bocarra (...). ( A )
d) (...) um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. ( A )
e) Vendo a triste situação (...). ( E )
9. Comente a disposição das orações abaixo de acordo com o princípio de Iconicidade.
O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.
É que os funcionalistas definem como a correlação natural entre forma e função, ou seja, entre a expressão (código linguístico) e seu conteúdo. “a iconicidade do código linguístico está sujeita a pressões diacrônicas corrosivas tanto na forma quanto na função”. (CUNHA, 2009, p. 167.)
10. Identifique, nas duas orações abaixo, posição do sujeito marcada (M) e a não marcada (NM), considerando o contexto de língua escrita. Justifique sua resposta.
I. (...) gritou o ratinho (...). ( M )
II. (...) o ratinho gritou (...). ( NM )
O tema pode ser marcado ou não marcado. Quando em uma frase declarativa, na metafunção textual, o grupo nominal que o compõem corresponde ao Sujeito, na metafunção interpessoal, temos um tema não marcado. Quando, em uma ordem não direta da frase, ou seja, aquela que não segue o esquema prototípico das línguas ocidentais, Sujeito + Verbo + Objeto, não há correspondência entre tal parte e o Sujeito, temos um tema marcado.
Bom trabalho!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UAB - CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO – 2018.2 – Trabalho para nota
Nome: Thaís Sant Ana Sousa
1. Comente a seguinte assertiva: “No paradigma funcionalista, concebe-se a língua como instrumento de interação social entre os seres humanos, utilizado com a intenção de estabelecer interações comunicativas” (Aula 1 – Tópico 1).
Relação de comunicação eficiente entre destinatário e falante, pois toda língua é um conjunto heterogêneo e diversificado que depende de experiências históricas, sociais, culturais e políticas que ajudarão a refletir no comportamento e sistema linguístico da sociedade a qual pertença. A língua varia no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra, portanto, o sistema linguístico busca explicações em qual experiência a língua se encontra para poder atribuí-la a uma gramática funcional. Um exemplo é quando utilizamos a língua, somos completamente livres para fazermos as construções que quisermos, de acordo com os nossos desejos pessoais, porém as coisas são mais complexas pois para estabelecer uma interação comunicativa é necessária uma negociação entre os participantes, tratando de um processo negociado e cooperativo entre as partes para que exista um elo de comunicação.
2. Na proposta de Dik (1989, 1997), além da capacidade linguística, outras capacidades estão envolvidas na situação de interação linguística. Detalhe-as.
3. Discorra sobre um dos sentidos do termo função apresentados na aula 01. Ilustre sua resposta com exemplo(s).
Função como significado: Indica o significado ou tipo de significado com respeito à pragmática dos propósitos e contextos. Exemplo: a palavra morro, observando o dicionário a primeira interpretação da palavra morro possui vários significados para a mesma palavra, sendo nesse caso considerada polissêmica como: colina, monte, pequena elevação num terreno plano. Se compararmos com as outras definições por exemplo, o verbo morrer em que ela se encontra na flexão do verbo na: 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, observamos que elas são homônimas, visto que possuem significados diferentes para a mesma palavra.Leia o texto e resolva as questões propostas a seguir.
O Leão e o Rato
Certo dia, estava um Leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.- Perdoa-me! - gritou o ratinho - Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O Leão ficou tão divertido com esta ideia que levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os caçadores o queriam oferecer vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.
Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
Moral da história: Não devemos subestimar os outros.
Fábula de La Fontaine. Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/fabulas/>
Acesso em: 27/10/2018.
4. Analise as funções sintáticas, semânticas e pragmáticas do constituinte em destaque nas orações abaixo. I. (...) um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. II. (...) roeu as cordas (...).
Funções
Oração I
Oração II
Sintáticaum ratinho pequenino (sujeito) salvou o Rei dos Animais. (predicado)
roeu as cordas [complemento verbal]
Semântica
um ratinho pequenino [agente] salvou o Rei dos Animais [ação]
Roeu [ação] as cordas [paciente]
Pragmática
Um ratinho [tema] pequenino salvou o Rei dos Animais [rema]
roeu as cordas [informação]
5. Classifique os processos em destaque de acordo com o sistema de Transitividade (Halliday).
a) ... apareceu o ratinho. Apareceu [processo material] ratinho [ator]
b) ... abriu a bocarra... [comportamental] bocarra
c) (...) gritou o ratinho (...) gritou [processo verbal, aquele que diz, comunica] ratinho [dizente]
d) o ratinho não é esperto. [relacional, o verbo ser é utilizado para atribuir uma qualidade]
6. Analise o enunciado abaixo do ponto de vista da função textual (Tema, Informação e Coesão).
(...) preparou-se para o engolir.
Preparou-se [informação] para o [coesão - usado para evitar a repetição de uma informação ]engolir [informação].
7. Classifique o conteúdo representacional em destaque, numerando a segunda coluna conforme a primeira.
(1) Propriedade
(2) Indivíduo
(3) Estado-de-coisas
(4) Conteúdo Proposicional
( 3 ) Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava ...
( 3) Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava ...
(1 ) O Leão ficou tão divertido com esta ideia...
( 4 ) - Perdoa-me! - gritou o ratinho - Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei.
( 2 ) E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
8. Classifique os estados-de-coisas das orações abaixo em Ação (A), Estado (E) ou Processo (P).
a) O Leão caiu numa armadilha. ( P )
b) (...) estava um Leão a dormir a sesta. ( E )
c) (...) abriu a bocarra (...). ( A )
d) (...) um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. ( A )
e) Vendo a triste situação (...). ( E )
9. Comente a disposição das orações abaixo de acordo com o princípio de Iconicidade.
O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.
É que os funcionalistas definem como a correlação natural entre forma e função, ou seja, entre a expressão (código linguístico) e seu conteúdo. “a iconicidade do código linguístico está sujeita a pressões diacrônicas corrosivas tanto na forma quanto na função”. (CUNHA, 2009, p. 167.)
10. Identifique, nas duas orações abaixo, posição do sujeito marcada (M) e a não marcada (NM), considerando o contexto de língua escrita. Justifique sua resposta.
I. (...) gritou o ratinho (...). ( M )
II. (...) o ratinho gritou (...). ( NM )
O tema pode ser marcado ou não marcado. Quando em uma frase declarativa, na metafunção textual, o grupo nominal que o compõem corresponde ao Sujeito, na metafunção interpessoal, temos um tema não marcado. Quando, em uma ordem não direta da frase, ou seja, aquela que não segue o esquema prototípico das línguas ocidentais, Sujeito + Verbo + Objeto, não há correspondência entre tal parte e o Sujeito, temos um tema marcado.
Bom trabalho!
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