1º Portfólio de Literatura Portuguesa I
Nota obtida: 8,5
Comentário da professora: OLá Thais, parabéns pela realização da atividade. Faço uma observação referente à quantidade de textos analisados. Foi super positivo você ter citado três canções, contudo, não houve espaço para aprofundamento. Se tivesse focado em uma teria realizado o que a atividade exigia, tratando dos aspectos formais e conteudísticos com maior propriedade.
Atividade de portfólio
As cantigas trovadorescas inspiraram
escritores portugueses e brasileiros de diferentes épocas. Faça um comentário
sobre semelhanças formais e/ou conteudísticas entre a lírica trovadoresca e a
música popular brasileira na atualidade. Nas características formais,
incluem-se as convenções poéticas, como rima, métrica, refrão e paralelismo.
Dentre as características conteudísticas, incluem-se os temas e a
figuratividade (coita amorosa, vassalagem amorosa, voz poética masculina/feminina,
crítica social). Seu texto deve ter entre uma e duas laudas (páginas). A letra
de música ficará em anexo.
Qualquer que seja a produção artística e
cultural presentes atualmente, tiveram como alguma referência os mais antigos
textos e manifestos verbais ou escritos, e podemos encontrar essas alusões em
paródias, um texto fragmentado, uma intertextualidade, uma canção, entre outros
gêneros existentes, mesmo sendo produzidos em épocas diferentes.
O Trovadorismo surgiu por meio de cantigas
que eram poesias feitas e cantadas ao som de instrumentos musicais como a
flauta, a viola e outros. Como não havia registros escritos desses poemas, era
comum para sua memorização o acompanhamento musical e a repetição de versos e
rimas, por esse motivo, o que conhecemos e sabemos sobre essa escola literária
são as transmissões orais de geração para geração, já que uma boa parte da
população não tinha acesso aos estudos e eram analfabetas. Para os leitores de
hoje, é necessário entender o contexto histórico e cultural de determinadas
cantigas da época trovadoresca para facilitar no processo de compreensão da
mesma, além de conseguir detectar sentimentos e emoções daquele período e
contextualizar e realizar comparações com algumas letras de músicas
contemporâneas.
Tomando como exemplos o gênero satírico
das cantigas como as de escárnio (referência à pessoa satirizada são indiretas)
e maldizer (o ataque é explícito com o uso até de linguagem obscena), que eles
usavam para ridicularizar a sociedade da época, vimos que esse tema ainda gera
nos dias atuais letras de músicas que expõem os problemas do nosso país, como
também falam e expõe as mulheres a frases de duplo sentidos, contam casos
amorosos, entre tantos outros motivos que se possa satirizar uma situação.
Usaremos
como exemplo a cantiga de João Garcia de Guilhade, que satirizavam o amor
cortês, que parodiavam as questões de culto à mulher e retratava na poesia a
queixa de uma mulher que nunca mereceu de um trovador um cantar de amor:
Ai,
dona fea, fostes-vos queixar
Que
vos nunca louv’ en(o) meu cantar;
Mais
ora quero fazer un cantar
Em
que vos loarei toda via;
E vedes vos quero loar;
Dona
fea, velha e sandia! (...)
(GUILHADE, João Garcia de. Cantiga de Mal Dizer. In:
CORREIA, 1978, p. 136)
A
indireta: “Ai dona fea! foste-vos queixar” se atribui a ironia e do equívoco:
“mais ora quero fazer um cantar em que vos loarei toda via;”, nesse escárnio, o
autor promete falar em sua poesia de uma mulher que reclamou dele por nunca
tê-la citado ou elogiado numa de suas cantigas. Mas, visivelmente irritado com
isso, ele a chama de feia, velha e louca.
Realizando
a leitura comparativa, a canção “Mulher de fases” dos Raimundos demonstra as
neuroses de uma mulher que está
permanentemente em conflitos psíquicos que a impedem de aproveitar a existência
de forma prazerosa, sendo também um tanto quanto
contraditória e muitas vezes louca que faz com que o homem a compare com as
fases da lua. Na canção “As bonitas que me
perdoem, mas a feiura é de lascar” do cantor Falcão, retrata uma linguagem de
baixo calão e obscena, que satiriza o quanto desprezível é, ser uma pessoa
feia, mostrando as adversidades e um tanto de situações que a pessoa enfrenta.
O cantor e compositor Gabriel O pensador, também apresenta em sua canção “Rap
do feio” a situação de dois irmãos gêmeos, um feio e outro bonito que em uma
das passagens da canção o irmão feio diz: "A beleza é passageira, mas
feiura é um bem que a gente tem pra vida inteira".
As linguagens utilizadas nessas canções são repletas de palavras de duplo
sentido, algumas maliciosas e eróticas e bem próximo da vulgaridade. Não houve
preocupação estética para a construção dos versos, e também são usadas
expressões cotidianas, incluindo palavrões e gírias. Percebe-se que é um
espelho da cultura moderna, abusada e provocativa e que existe uma intertextualidade constante entre eles.
REFERÊNCIAS
https://www.letras.mus.br/falcao/94080/
15/09/2018
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