Portfólio 1 da disciplina de Linguística: Funcionalismo


Atividade de portfólio
1.      No paradigma funcionalista, como se concebe a relação entre o sistema linguístico e o uso da língua?
Relação de comunicação eficiente entre destinatário e falante, pois toda língua é um conjunto heterogêneo e diversificado que depende de experiências históricas, sociais, culturais e políticas que ajudarão a refletir no comportamento e sistema linguístico da sociedade a qual pertença.  A língua varia no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra, portanto, o sistema linguístico busca explicações em qual experiência a língua se encontra para poder atribuí-la a uma gramática funcional.

2.      Explique por que uma teoria que leve em consideração a competência comunicativa, e não somente a competência linguística, pode explicar melhor a língua em uso efetivo.
Porque a competência comunicativa envolve a competência linguística ou gramatical que viabiliza a produção de frases, a compreensão de textos adequados e com efeitos de sentidos, além de situações específicas e concretas de interação comunicativa. Portanto, é a capacidade de utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação. A competência comunicativa se torna mais apropriadas ao que se quer dizer em dada circunstância, envolvendo a interação comunicativa de produzir, compreender, transformar e classificar textos que se mostrem adequados à interação comunicativa pretendida, utilizando regularidades e princípios de organização e construção dos textos e do funcionamento textual, já que os textos são a unidade da língua em uso.

3. O termo função é usado com diferentes acepções no paradigma funcionalista. Identifique e comente a acepção com que esse termo é usado nas frases abaixo.

I. O uso de adjetivos valorativos no texto está a serviço de sua função expressiva.
Função como propósito. A função emotiva tem como característica principal a mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem em que toda a expressividade do discurso é garantida por meio de um discurso elaborado na primeira pessoa (eu) e utilizando assim adjetivos valorativos.

II. Na oração O professor chegou, o termo o professor cumpre a função semântica de Agente.
Função como relação, pois existe uma relação entre as formas e os significados que elas desempenham (caso ou papel temático).

4. O que significa investigar a relação entre sistematicidade e funcionalidade no paradigma funcionalista?
O modelo sistêmico-funcional de Halliday concebe a gramática de uma língua como uma rede de estruturas sistêmicas que representam escolhas significativas determinadas pelas diferentes funções da linguagem. Em outras palavras, gramática é uma codificação das opções que produzem sentido.

A gramática codifica, através de uma rede sistêmica, os significados produzidos pelas opções que derivam dos diferentes propósitos no uso da linguagem.
Para Halliday, uma gramática funcional é essencialmente semântica, e os componentes fundamentais do significado são componentes funcionais, relacionados aos propósitos de entender o ambiente (função ideacional), de interagir com o outro (função interpessoal) e de dar relevância a esses dois outros propósitos (função textual).

5. Como se caracteriza o interesse funcionalista de investigar relações entre Forma e Função?
Se caracterizam pelo interesse em investigar a relação entre FORMA e FUNÇÃO no uso da língua, com prioridade para a FUNÇÃO. Por esse motivo, uma característica importante do paradigma funcionalista consiste na proposta de integração dos componentes de análise, ou seja, dos domínios da Sintaxe, da Semântica e da Pragmática.
Segundo Dik (1989), a Semântica deve ser vista como instrumental em relação à Pragmática, e a Sintaxe, como instrumental em relação à Semântica. No modelo teórico da Gramática Funcional, a relação entre os diferentes componentes da organização linguística tem a Pragmática como componente que comanda os estudos sobre os aspectos sintáticos e semânticos. Isto significa compreender a FUNÇÃO como condicionadora da FORMA.


REFERÊNCIAS:

Vera Lúcia Anunciação Costa. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100005>. Acesso em:  20/09/2018


Maria Helena de Moura Neves. UMA VISÃO GERAL DA GRAMÁTICA FUNCIONAL. Disponível em: <file:///C:/Users/Thais%20Sant'Ana/Downloads/3959-9672-2-PB.pdf>. Acesso em:  20/09/2018

Disciplina Linguística: Funcionalismo Coordenador da Disciplina Prof.ª Márcia Teixeira Nogueira 7ª Edição. Apostila UFC.

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