Portfólio 1 da disciplina de Linguística: Funcionalismo
Atividade de portfólio
1.
No paradigma funcionalista, como se concebe a relação
entre o sistema linguístico e o uso da língua?
Relação de comunicação eficiente entre destinatário e falante, pois toda
língua é um conjunto heterogêneo e diversificado que depende de experiências históricas,
sociais, culturais e políticas que ajudarão a refletir no comportamento e
sistema linguístico da sociedade a qual pertença. A língua varia no tempo, nos espaços
geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se
encontra, portanto, o sistema linguístico busca explicações em qual experiência
a língua se encontra para poder atribuí-la a uma gramática funcional.
2.
Explique por que uma teoria que leve em consideração a
competência comunicativa, e não somente a competência linguística, pode
explicar melhor a língua em uso efetivo.
Porque a competência comunicativa envolve a
competência linguística ou gramatical que viabiliza a produção de frases, a
compreensão de textos adequados e com efeitos de sentidos, além de situações
específicas e concretas de interação comunicativa. Portanto, é a capacidade de
utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação. A
competência comunicativa se torna mais apropriadas ao que se quer dizer em dada
circunstância, envolvendo a interação comunicativa de produzir, compreender,
transformar e classificar textos que se mostrem adequados à interação
comunicativa pretendida, utilizando regularidades e princípios de organização e
construção dos textos e do funcionamento textual, já que os textos são a
unidade da língua em uso.
3. O termo função é usado com
diferentes acepções no paradigma funcionalista. Identifique e comente a acepção
com que esse termo é usado nas frases abaixo.
I. O uso de adjetivos valorativos no
texto está a serviço de sua função expressiva.
Função como propósito. A função emotiva tem como
característica principal a mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem
em que toda a expressividade do discurso é garantida por meio de um discurso
elaborado na primeira pessoa (eu) e utilizando assim adjetivos valorativos.
II. Na oração O professor chegou, o
termo o professor cumpre a função semântica de Agente.
Função como relação, pois existe uma relação entre as
formas e os significados que elas desempenham (caso ou papel temático).
4. O que significa investigar a
relação entre sistematicidade e funcionalidade no paradigma funcionalista?
O modelo sistêmico-funcional de Halliday concebe a
gramática de uma língua como uma rede de estruturas sistêmicas que representam
escolhas significativas determinadas pelas diferentes funções da linguagem. Em
outras palavras, gramática é uma codificação das opções que produzem sentido.
A gramática codifica, através de uma rede sistêmica,
os significados produzidos pelas opções que derivam dos diferentes propósitos
no uso da linguagem.
Para Halliday, uma gramática funcional é
essencialmente semântica, e os componentes fundamentais do significado são
componentes funcionais, relacionados aos propósitos de entender o ambiente
(função ideacional), de interagir com o outro (função interpessoal) e de dar
relevância a esses dois outros propósitos (função textual).
5. Como se caracteriza o interesse
funcionalista de investigar relações entre Forma e Função?
Se caracterizam pelo interesse em investigar a relação
entre FORMA e FUNÇÃO no uso da língua, com prioridade para a FUNÇÃO. Por esse
motivo, uma característica importante do paradigma funcionalista consiste na
proposta de integração dos componentes de análise, ou seja, dos domínios da
Sintaxe, da Semântica e da Pragmática.
Segundo Dik (1989), a Semântica deve ser vista como
instrumental em relação à Pragmática, e a Sintaxe, como instrumental em relação
à Semântica. No modelo teórico da Gramática Funcional, a relação entre os
diferentes componentes da organização linguística tem a Pragmática como
componente que comanda os estudos sobre os aspectos sintáticos e semânticos.
Isto significa compreender a FUNÇÃO como condicionadora da FORMA.
REFERÊNCIAS:
Vera Lúcia
Anunciação Costa. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100005>.
Acesso em: 20/09/2018
Luiz
Carlos Travaglia. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA.
Disponível em: < http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/competencia-comunicativa>.
Acesso em: 20/09/2018
Maria Helena de Moura
Neves. UMA VISÃO GERAL DA GRAMÁTICA
FUNCIONAL. Disponível em: <file:///C:/Users/Thais%20Sant'Ana/Downloads/3959-9672-2-PB.pdf>.
Acesso em: 20/09/2018
Disciplina
Linguística: Funcionalismo Coordenador da Disciplina Prof.ª Márcia Teixeira
Nogueira 7ª Edição. Apostila UFC.
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