Portfólio 3 de Linguística: Funcionalismo
Atividade de
portfólio
1. Na
Gramática Funcional, a expressão linguística é vista apenas como uma mediação,
mas não uma garantia, do sucesso de uma interação verbal. Explique por quê.
Porque o
processo de comunicação proposto por Dik é muito mais complexo do que o
envolvimento de uma codificação e decodificação de mensagens. Ele distingue o sistema da
língua e o uso da língua, mas evita estudar cada um deles fazendo abstração do
outro. Na sua gramática, o usuário da língua assume papel central, sem esquecer
que
falante e ouvinte representam os participantes de uma interação verbal, seja por
meio da fala, seja por meio da escrita e cada um possuem informação pragmática: conjunto
de conhecimentos, crenças, suposições, opiniões e sentimentos. Com isso, o
falante formula uma expressão linguística e o ouvinte, interpreta a expressão
linguística com base na informação pragmática de que dispõe e de uma estimativa
sobre a possível intenção do falante. Levando em consideração que cada um
carrega uma bagagem de informações pragmáticas podem acontecer interpretações
diferentes e com isso não significa uma garantia de sucesso entre a interação
verbal não se tornando bem-sucedida.
2. O que
você entende por estratificação descendente entre os níveis do Componente
Gramatical da GDF?
Apresenta uma preocupação com a
adequação pragmática e a adequação psicológica, fazendo com que esse modelo
gramatical tenha condições de explicar também o funcionamento do discurso, numa
orientação descendente (partindo das intenções comunicativas). Em outras
palavras, um modelo como esse deverá ilustrar como sentenças podem ser
combinadas em sequências coerentes de fala, de conversação, ou de texto escrito
como, por exemplo, os marcadores discursivos, que não podem ser adequadamente
analisados em um modelo que se limite à sentença gramatical.
Leia o texto e faça
as questões que se seguem.
A joia perdida
Atravessando o
deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira. A pouca
distância, repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos
objetos.
Aproximou-se dele e disse:
- Pareceis muito preocupado. Posso ajudar-vos em alguma coisa?
- Ah! - respondeu o árabe com tristeza - estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as joias.
- Que joia era essa? - perguntou o viajante.
- Era uma joia como jamais haverá outra - respondeu o seu interlocutor. Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais se agrupavam sessenta menores. Já vereis que tenho razão em dizer que joia igual jamais poderá reproduzir-se.
- Por minha fé - disse o viajante - a vossa joia devia ser preciosa. Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual? Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:
- A joia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrá-lo.
Aproximou-se dele e disse:
- Pareceis muito preocupado. Posso ajudar-vos em alguma coisa?
- Ah! - respondeu o árabe com tristeza - estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as joias.
- Que joia era essa? - perguntou o viajante.
- Era uma joia como jamais haverá outra - respondeu o seu interlocutor. Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais se agrupavam sessenta menores. Já vereis que tenho razão em dizer que joia igual jamais poderá reproduzir-se.
- Por minha fé - disse o viajante - a vossa joia devia ser preciosa. Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual? Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:
- A joia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrá-lo.
Disponível em: <
http://metaforas.com.br/a-joia-perdida >
Acesso em: 26/10/2016.
Acesso em: 26/10/2016.
3. Quanto ao nível Interpessoal
da Gramática Discursivo-Funcional, analise as frases abaixo e responda:
- Pareceis muito preocupado.
Posso ajudar-vos em alguma coisa?
a) Quantos Moves e Atos Discursivos há?
Identifique-os.
-
Pareceis muito preocupado. (A1)
Posso
ajudar-vos em alguma coisa? (M2, A1)
b) Que tipo de ilocução identificamos na segunda
frase?
Interrogativa,
pois indica o propósito dos atos verbais e a
intenção comunicativa. E declarativa.
c) Que marcas linguísticas expressam, na segunda
frase, os Participantes da interação (P1 e P2)?
O uso do
pronome vos, trata-se de um pronome oblíquo átono na segunda pessoa do plural.
Percebemos pela fala que essa marca de linguagem o falante (P1) dialoga com
mais de um ouvinte (P2) por isso identificamos com clareza os participantes da
interação.
d) Que tipo de Subato (Referencial ou Atributivo) exerce a expressão muito preocupado na primeira frase? Justifique.
Muito preocupado = denota uma propriedade (ato atributivo), o falante
não faz referência já usa da atribuição para o ouvinte.
4. Com relação ao
Nível Representacional, classifique as expressões em destaque conforme a
categoria semântica representada.
1. Propriedade
2. Indivíduo
3. Estado-de-coisas
4. Conteúdo Proposicional
|
( 2) ...um viajante viu
um árabe montado...
(1) ... pesadamente carregados com valiosos objetos. (4) Já vereis que tenho razão ... (3) Voltando a ficar pensativo... (4) ... a vossa joia devia ser preciosa. |
Fonte de
pesquisa:
http://www2.lael.pucsp.br/direct/DirectPapers55.pdf.
Acesso em: 18/10/2018.
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