Portfólio 2 Linguística: Funcionalismo
Atividade de portfólio
Leia o texto e faça as questões que se seguem.
Se cada um fizer a sua parte
Uma
floresta, onde viviam animais de espécies variadas, certo dia se incendiou, e
seus habitantes ficaram desesperados, sem saber o que fazer.
O
leão urrava, o macaco corria de um lado para o outro, o coelho, com sua
agilidade, sumiu no meio do mato e outros animais se reuniram para discutir
qual seria o destino de todos. Enquanto a reunião se realizava, os animais
observaram que um passarinho voava até um regato, pegava água em seu biquinho,
molhava as asas e ia até o local onde estava o fogo. Viram essa operação se
repetir inúmeras vezes. Então, o elefante, um dos participantes daquela
reunião, resolveu matar a curiosidade de todos e interpelou o passarinho:
—
Passarinho, o que está fazendo? Venha se unir a nós... Estamos aqui discutindo
como será possível acabar com todo este fogo que assola a nossa floresta.
O passarinho respondeu:
— Não posso... Estou tentando apagar este
incêndio que tanto mal está nos fazendo.
— Mas, passarinho — disse o elefante —, você
por acaso pensa que sozinho poderá acabar com este fogo?
E o passarinho respondeu:
— Se cada um de vocês fizesse a sua parte e
viesse me ajudar, o fogo poderia acabar mais rapidamente.
Autor desconhecido
Disponível em:
<http://metaforas.com.br/se-cada-um-fizer-a-sua-parte>
Acesso em: 2/10/2016.
1. Explique como, de acordo
com Halliday, uma frase pode ser analisada segundo as funções Ideacional,
Interpessoal e Textual da linguagem. Demonstre sua explicação na análise da
seguinte frase retirada do texto.
... um passarinho voava até
um regato...
Em relação a função ideacional, a frase carrega
uma representação de valores e moral, pois conhecemos a partir da leitura do
texto onde a frase foi retirada e o que ela representa no texto. Na função
ideacional é importante entendermos o ambiente e falar de experiências. Em “...
um passarinho voava até um regato... podemos ver a atitude do passarinho frente
a uma situação em que os animais estavam vivenciando.
Um passarinho: ator
Voava: processo material
Até um regato: meta
Na função interpessoal percebemos
a contribuição e a construção da identidade do passarinho por meio de suas
relações sociais e o agir sobre o outro. Diz respeito ao ato de fala. Ela se realiza através
do sistema de Modo, que organiza a sentença nos constituintes
... um passarinho voava até um
regato...
Um passarinho voava: Modo
oracional
Até um regato: Resíduo
Um passarinho
|
Voava
|
Até
|
Um
|
Regato
|
Sujeito
|
Finito
|
Predicador
|
Complemento
|
adjunto
|
Na
função textual ou de mensagem, é possível organizar e estruturar as informações
do texto, apresentando significados a partir da forma como é organizado
relacionando a coesão e a coerência na composição textual, possibilitando o
entendimento.
... um passarinho voava até um
regato...
Um passarinho: tema
voava: rema
até um regato: informação
2. Classifique os processos
em destaque com base no sistema de Transitividade proposto por Halliday.
a)
... para discutir qual seria
o destino de todos.
Seria [processo relacional],
o destino de todos [circunstâncias].
b)
... o macaco corria de um
lado para o outro...
O macaco [ator] corria
[processo material, pois demanda algum tipo de energia, fazer relacionado ao
mundo físico] de um lado para o outro [escopo].
c)
Viram essa operação se
repetir inúmeras vezes.
Viram [processo mental] essa
operação se repetir inúmeras vezes [fenômeno].
d)
O passarinho respondeu...
O passarinho [dizente]
respondeu [processo verbal, aquele que diz, comunica]
e)
Se cada um de vocês fizesse a
sua parte e viesse me ajudar...
Ajudar [processo comportamental]
Processo comportamental
3. Identifique e analise, nas
duas frases a seguir, duas opções relativas à função Interpessoal.
- Passarinho, o que está fazendo?
Modo
oracional: Passarinho [sujeito], o que está [finito – tempo presente]
fazendo? [resíduo].
4. Analise, em cada oração,
as opções relativas à função Textual (Tema, Informação e Coesão).
O leão urrava, o
macaco corria de um lado para o outro, o coelho, com sua agilidade, sumiu
no meio do mato e outros animais se reuniram para discutir qual seria o
destino de todos.
O leão [tema] urrava [informação]
O macaco [tema] corria de um lado para o outro [informação] outro [coesão]
usado para evitar a repetição de uma informação já apresentada que era ele
correndo.
o coelho [tema], com sua agilidade [informação],
sua [coesão referencial] referindo-se ao coelho já mencionado
sumiu [tema] no meio do mato [informação] e
[coesão] conector utilizado para ligar termos
outros animais se
reuniram [informação]
para discutir [informação]
qual seria o destino de
todos [informação]
todos [coesão]
ao mencionar todos ele busca as informações já apresentadas referindo-se aos
animais como: leão, macaco e coelho, quanto a outros animais que não são
mencionados.
Fonte de
pesquisa:
http://www2.lael.pucsp.br/direct/DirectPapers55.pdf.
Acesso em: 06/10/2018.
Comentários
Postar um comentário