Portfólio 2 Linguística: Funcionalismo


Atividade de portfólio

Leia o texto e faça as questões que se seguem.

Se cada um fizer a sua parte

Uma floresta, onde viviam animais de espécies variadas, certo dia se incendiou, e seus habitantes ficaram desesperados, sem saber o que fazer.
            O leão urrava, o macaco corria de um lado para o outro, o coelho, com sua agilidade, sumiu no meio do mato e outros animais se reuniram para discutir qual seria o destino de todos. Enquanto a reunião se realizava, os animais observaram que um passarinho voava até um regato, pegava água em seu biquinho, molhava as asas e ia até o local onde estava o fogo. Viram essa operação se repetir inúmeras vezes. Então, o elefante, um dos participantes daquela reunião, resolveu matar a curiosidade de todos e interpelou o passarinho:
            — Passarinho, o que está fazendo? Venha se unir a nós... Estamos aqui discutindo como será possível acabar com todo este fogo que assola a nossa floresta.
O passarinho respondeu:
             — Não posso... Estou tentando apagar este incêndio que tanto mal está nos fazendo.
             — Mas, passarinho — disse o elefante —, você por acaso pensa que sozinho poderá acabar com este fogo?
             E o passarinho respondeu:
             — Se cada um de vocês fizesse a sua parte e viesse me ajudar, o fogo poderia acabar mais rapidamente.

Autor desconhecido
Disponível em: <http://metaforas.com.br/se-cada-um-fizer-a-sua-parte>
Acesso em: 2/10/2016.

1. Explique como, de acordo com Halliday, uma frase pode ser analisada segundo as funções Ideacional, Interpessoal e Textual da linguagem. Demonstre sua explicação na análise da seguinte frase retirada do texto.

... um passarinho voava até um regato...


Em relação a função ideacional, a frase carrega uma representação de valores e moral, pois conhecemos a partir da leitura do texto onde a frase foi retirada e o que ela representa no texto. Na função ideacional é importante entendermos o ambiente e falar de experiências. Em “... um passarinho voava até um regato... podemos ver a atitude do passarinho frente a uma situação em que os animais estavam vivenciando.

Um passarinho: ator
Voava: processo material
Até um regato: meta

Na função interpessoal percebemos a contribuição e a construção da identidade do passarinho por meio de suas relações sociais e o agir sobre o outro. Diz respeito ao ato de fala. Ela se realiza através do sistema de Modo, que organiza a sentença nos constituintes
... um passarinho voava até um regato...
Um passarinho voava: Modo oracional
Até um regato: Resíduo
Um passarinho
Voava
Até
Um
Regato
Sujeito
Finito
Predicador
Complemento
adjunto




Na função textual ou de mensagem, é possível organizar e estruturar as informações do texto, apresentando significados a partir da forma como é organizado relacionando a coesão e a coerência na composição textual, possibilitando o entendimento.
... um passarinho voava até um regato...
Um passarinho: tema
voava: rema
até um regato: informação

2. Classifique os processos em destaque com base no sistema de Transitividade proposto por Halliday.

a)      ... para discutir qual seria o destino de todos.
Seria [processo relacional], o destino de todos [circunstâncias].
b)     ... o macaco corria de um lado para o outro...
O macaco [ator] corria [processo material, pois demanda algum tipo de energia, fazer relacionado ao mundo físico] de um lado para o outro [escopo].
c)      Viram essa operação se repetir inúmeras vezes.
Viram [processo mental] essa operação se repetir inúmeras vezes [fenômeno].
d)     O passarinho respondeu...  
O passarinho [dizente] respondeu [processo verbal, aquele que diz, comunica]
e)      Se cada um de vocês fizesse a sua parte e viesse me ajudar...
Ajudar [processo comportamental]
Processo comportamental


3. Identifique e analise, nas duas frases a seguir, duas opções relativas à função Interpessoal.

- Passarinho, o que está fazendo?
Modo oracional: Passarinho [sujeito], o que está [finito – tempo presente] fazendo?  [resíduo].


4. Analise, em cada oração, as opções relativas à função Textual (Tema, Informação e Coesão).

O leão urrava, o macaco corria de um lado para o outro, o coelho, com sua agilidade, sumiu no meio do mato e outros animais se reuniram para discutir qual seria o destino de todos.

O leão [tema] urrava [informação]
O macaco [tema] corria de um lado para o outro [informação] outro [coesão] usado para evitar a repetição de uma informação já apresentada que era ele correndo.
o coelho [tema], com sua agilidade [informação], sua [coesão referencial] referindo-se ao coelho já mencionado
sumiu [tema] no meio do mato [informação] e [coesão] conector utilizado para ligar termos
outros animais se reuniram [informação]
para discutir [informação]
qual seria o destino de todos [informação]
todos [coesão] ao mencionar todos ele busca as informações já apresentadas referindo-se aos animais como: leão, macaco e coelho, quanto a outros animais que não são mencionados.




Fonte de pesquisa:



Comentários

Postagens mais visitadas