Literatura Portuguesa I (Nota obtida: 9,0)


 Questão 1 

Admitindo-se que muitas das características formais, figurativas e temáticas medievais ainda são perceptíveis na poética popular, apresente duas evidências dessa herança cultural, considerando-se as estrofes abaixo, que foram recolhidas de um folheto de cordel. Importante: sua a resposta deve ser dada em dois parágrafos, o primeiro para a classificação da lírica trovadoresca e o segundo para a identificação das duas evidências solicitadas no trecho sugerido.
Campanha Eleitoral
Autor: Maviel Melo
[...]
São Pedro disse pois bem
Pode ir pro elevador
Que logo meu assessor
Fará o que lhe convém
O senador disse amém
Já pensando no sucesso
Que seria o seu regresso
Para o quinto do inferno
Lá também seria eterno
E a tudo teria acesso
E assim que ele desceu
Numa imensa alegria
Sentiu logo uma agonia
Algo estranho percebeu
Atrás desapareceu
A porta do elevador
E o pobre do senador
Só via fogo e tortura
Deu-lhe logo uma amargura
Era um cenário de horror
Nisso ia passando o cão
Deu-lhe uma chibatada
Sorrindo em gargalhada
Remexendo um caldeirão
E empurrou-lhe um ferrão
Deixando a testa ferida
E ele puto da vida
Disse: rapaz sou eu
O senador! se esqueceu?
Cadê aquela acolhida?
Eu peguei o bonde errado
Ou o cabra se atrapalhou
E para cá me mandou
Deve ter se enganado
Meu lugar é no gramado
Jogando golfe e fumando
Eu nada estou lhe cobrando
Foi você que ofereceu!!!!!!!!!!!
E o wisque? se esqueceu?
E devo está delirando
E o diabo a sorrir
Disse-lhe: seja bem vindo
E o que estás me pedindo
Eu não vou poder cumprir
Quando estivestes aqui
Naquela ocasião
Não era outra coisa não
Também não me leve a mal
Foi campanha eleitoral
E eu ganhei a eleição.

 É perceptível a influência da lírica trovadoresca em outras escolas literárias e sua dimensão em letras de músicas no qual podemos perceber esses feitos. As “cantigas de amor” e de “amigo”, nas “cantigas de escárnio” e “de maldizer” foram vinculadas pela tradição oral e eram entoadas por diversos instrumentos. Mesmo com o passar dos anos essas canções foram modificadas, porém sua estrutura foi preservada e sua poesia foi cantada e caiu no gosto popular.
A evidência que se aproxima ao cordel apresentado é com as “cantigas de maldizer” em que o ataque é explícito em se tratando de um tema político, uma campanha eleitoral. Esse tipo de cantiga, também traz críticas, uma sátira direta, sendo normal a ocorrência de agressões verbais à pessoa que está sendo criticada.


Questão 2 
Sabe-se que Ariano Suassuna baseou-se em folhetos de cordel e em textos da Idade Média e do Humanismo da Península Ibérica. Como se pode depreender a influência do teatro de Gil Vicente na peça Auto da Compadecida? Considere o trecho abaixo em sua resposta. Importante: sua a resposta deve ser dada em dois parágrafos, o primeiro para uma breve apresentação do teatro vicentino e o segundo para a relação deste com o trecho sugerido.

CHICÓ
Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa
aqui trazer um cachorro que está se ultimando para o senhor
benzer.
PADRE
Para eu benzer?
CHICÓ
Sim.
PADRE, com desprezo
Um cachorro?
CHICÓ
Sim.
PADRE
Que maluquice! Que besteira!
JOÃO GRILO
Cansei de dizer a ele que o senhor benzia. Benze porque benze,
vim com ele.
PADRE
Não benzo de jeito nenhum.
CHICÓ
Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho.
JOÃO GRILO
No dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o
senhor não o benzeu?
PADRE
Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze. Cachorro é
que eu nunca ouvi falar.
CHICÓ
Eu acho cachorro uma coisa muito melhor do que motor.
PADRE
É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o cachorro.
Benzer motor é fácil, todo mundo faz isso, mas benzer cachorro?
JOÃO GRILO
É, Chicó, o padre tem razão. Quem vai ficar engraçado é ele e
uma coisa é o motor do major Antônio Morais e outra benzer o
cachorro do major Antônio Morais.
PADRE, mão em concha no ouvido
Como?
JOÃO GRILO
Eu disse que uma coisa era o motor e outra o cachorro do major
Antônio Morais.
PADRE
E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio
Morais?
JOÃO GRILO
É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse, mas
o major é rico e poderoso e eu trabalho na mina dele. Com medo
de perder meu emprego, fui forçado a obedecer, mas disse a
Chicó: o padre vai se zangar.
PADRE, desfazendo-se em sorrisos
Zangar nada, João! Quem é um ministro de Deus para ter direito
de se zangar? Falei por falar, mas também vocês não tinham dito
de quem era o cachorro!

O teatro de Gil Vicente influenciou por se referir a assuntos religiosos, e a crítica social marcada pela sátira que muitas vezes se tornaram impiedosas e Ariano regionalizou esse assunto muito bem em seus escritos. Os textos retomam elementos do teatro popular que estavam intricados nos autos medievais, exaltando os humildes e sendo sarcástico com os assuntos de poderosos e religiosos que tratam as questões materiais com prioridade.
A relação do trecho com a obra de Gil Vicente é a similaridade da corrupção que acontecia no clero. É notável o interesse do padre ao saber que ele iria benzer a cadela do coronel Antônio Moraes e não de outro morador qualquer da região. Por se tratar de um homem rico deu preferência para os assuntos relacionados ao coronel e essa postura é apresentada em vários setores da sociedade, favorecendo os mais ricos e com posses, no qual esses sustentavam e mantinham a riqueza da igreja representada pelo padre.
Questão 3
Considerando-se que há a poesia lírica e a épica de Camões, faça, num parágrafo, a distinção entre esses gêneros e, noutro parágrafo, explique por que o poema abaixo se enquadra no lirismo camoniano.

Criou a Natureza damas belas
Criou a Natureza damas belas,
que foram de altos plectros celebradas;
delas tomou as partes mais prezadas,
e a vós, Senhora, fez do melhor delas.
Elas, diante vós, são as estrelas,
que ficam, com vos ver, logo eclipsadas.
Mas, se elas têm por Sol essas rosadas
luzes de Sol maior, felices elas!
Em perfeição, em graça e gentileza,
por um modo entre humanos peregrino,
a todo o belo excede essa beleza.
Oh! quem tivera partes de divino
pera vos merecer! Mas se pureza
de amor vale ante vós, de vós sou dino.

O Camões épico tratava-se de narrativas com feitos heroicos ou a maneira retumbante das aventuras de um povo enquanto a lírica camoniana é vasta e trata de muitas coisas diferentes que se relacionam com o que se passa na alma humana no âmbito do intelecto e dos afetos, muitas vezes expressa pela poesia, que se preocupava com o mundo interior.
Em seu poema percebemos no trecho “Oh! quem tivera partes de divino pera vos merecer! Mas se pureza de amor vale ante vós, de vós sou dino”, percebemos a exaltação por um amor de uma mulher. O amor muitas vezes descrito como um sentimento capaz de corromper o homem e o fazer a atingir o bem, sendo o amor um sentimento experimentado e vivenciado. Em seu poema ele fala do amor com um sentimento contrário pela própria natureza, e mostra como o universo o admira.

Questão 4 
Considerando-se que houve um cultismo e um conceptismo barroco, em qual das tendências se vinculam os sermões do Padre Antônio Vieira? Justifique.

Enfim, que havemos de pregar hoje aos peixes? Nunca pior
auditório. Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de
ouvintes: ouvem e não falam. Uma só cousa pudera desconsolar
ao pregador, que é serem gente os peixes que se não há-de
converter. Mas esta dor é tão ordinária, que já pelo costume
quase se não sente. Por esta causa mão falarei hoje em Céu nem
Inferno; e assim será menos triste este sermão, do que os meus
parecem aos homens, pelos encaminhar sempre à lembrança
destes dois fins.
(Padre Antônio Vieira. Sermão de Santo Antônio. Pregado em S.
Luís do Maranhão, três dias antes de se embarcar ocultamente
para o Reino.)

 Conceptismo. Padre Antônio valorizava o aprimoramento de um texto com maior clareza e poder de convencimento para o leitor, preferindo a elegância. Não permitia ambiguidade e gostava que tivesse um maior direcionamento e atingisse o público com maior poder de conquista. Ele era contra as ideias do cultismo, pois os artistas que seguiam essa linha divulgavam seus trabalhos sem levar em consideração o que as pessoas entendiam. Se sua obra não era compreendida isso já não cabia mais a eles, não se importavam em esclarecer sua arte, o público que se virasse, e Padre Antônio era totalmente contrário ao cultismo. Seus argumentos eram racionais, seguindo um pensamento lógico com a valorização do conteúdo textual, como é o caso de inúmeros sermões que ele escreveu durante sua vida.



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